terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aula 1

Razões para “aprender” empreendedorismo

  1. Auto realização: exteriorização do que se passa no âmago de uma pessoa, e por receber o empreendedor com todas as suas características pessoais.
  2. Desenvolvimento social e crescimento econômico: crescimento econômico e sustentável é conseqüência do grau de empreendedorismo de uma comunidade. O empreendedor cria e aloca valores para indivíduos e para a sociedade, ou seja, é responsável pela inovação tecnológica e crescimento econômico.

Fatores motivadores para formação empreendedora

  1. Elevadas taxas de mortalidade infantil: a regra é falir.
  2. Solução tecnológica não é, sozinha, garantia de sucesso
  3. Ideia é diferente de oportunidade

Conceito

Atualmente significa atividade de toda pessoa que está na base de uma empresa.

É utilizada para designar principalmente as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização, etc.

Ser empreendedor não é somente uma questão de acúmulo de conhecimento, mas a introjeção de valores, atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo voltados para atividades em que o risco, a capacidade de inovar, perseverar e de conviver com a incerteza são elementos indispensáveis.

O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores e convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro.

Além de energia e perseverança, uma grande dose de paixão é necessária para construir algo a partir do nada e continuar em frente, apesar dos obstáculos, das armadilhas e, muitas vezes, principalmente quando se inicia, da solidão.

O empreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela é produto do trabalho duro.

Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

O empreendedorismo deve conduzir ao desenvolvimento econômico, gerando e distribuindo riquezas e benefícios para a sociedade.

Sonho estruturante = Meta

eSpecífico

Mensurável

Alcançável

Realizável

Temporal

O sonho estruturante pode dar origem e organizar um projeto de vida, articulando sinegicamente desejos, visão de mundo, valores, competências, preferências, auto-estima.

Sonho estruturante é o sonho que se sonha acordado, capaz de conduzir à auto realização.

É aquele desejo que se traz brilho nos olhos ao se falar nele.

Para ser estruturante, o sonho deve provocar ação; deve ser objeto de tentativa de realização e ter o potencial de provocar a auto realização do indivíduo.

O empreendedor é alguém capaz de desenvolver sonhos que:

- tenham congruência com seu eu, porque assim poderá desenvolver a sua individualidade, os seu potenciais como um indivíduo integrado à sua comunidade;

- produzam valores úteis à comunidade (riqueza material e/ou imaterial), cumprindo a essência social do indivíduo;

- sejam capazes de produzir emoções sob forma de energia em intensidade suficiente para impelir à sua realização através de cooperação.

QUAL É O SEU SONHO?

COMO VAI REALIZÁ-LO?

PLANO DE NEGÓCIOS

Ou seja,

SONHAR

E

REALIZAR O SONHO

Fase 1

Concepção do sonho

O sonho que queremos é o sonho estruturante, ou seja, aquele que leva à auto realização, que dá substância a um projeto de vida.

Responde à: o que gostaria de fazer, ser ou como estar no futuro.

Construir um sonho cuja tentativa de realização irá me trazer emoção motivadora durante muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário