domingo, 28 de agosto de 2011

Aula 3

Comportamento empreendedor

Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento técnico de gestão quanto se imaginava até pouco tempo atrás.

As coisas podem ficar melhores

Um empreendedor deve acreditar que o modelo atual pode ser melhorado

Ele compreende que não será nada fácil traduzir esta frase em resultados e por isso, é a primeira pessoa a aceitar o desafio de mudar

É a primeira pessoa a se responsabilizar caso algo falhe em toda a trajetória do empreendimento

Empreendedores gostam de mudanças.

A arte de ver mais longe e evoluir com erros

Através de mudanças, se obtém experiências e estas, traduzem-se em ciência, que por sua vez é utilizada para fins evolutivos

Logo não parece ser apenas um golpe de sorte, quando observamos elevado know how de empreendedores em ambientes de negócios

Quando há evolução, há melhora. Definitivamente, empreendedores são pessoas que não apreciam situações de normalidade ou mediocridade

Empreendedores são antes de tudo, pessoas que tem a capacidade de enxergar o invisível. A isso, intitula-se a famosa máxima: Empreendedores possuem visão.

Empreendedores adoram não como resposta

Inovações em corporações e corporações com inovações, surgem em sua maioria das vezes, em momentos de necessidade

Momentos de necessidade demandam grandes soluções, que por sua vez, demandam grandes idealizadores

Para qualquer solução necessária, exigi-se riscos e tentativas. Riscos e tentativas costumam estar presentes em ambientes dinâmicos e hostis

Empreendedores adoram não como resposta

Em resumo, alguém precisa ter "estrutura" profissional e emocional para ir em direção contrária do fluxo praticado

Em primeira instância e, em 99% das vezes, o primeiro feedback solicitado trará péssimos incentivos. "Não, isto não vai dar certo".

Empreendedores adoram não como resposta, eles seguem adiante exaurindo possibilidades e visionando o por vir.

Processos que envolvem fatores críticos

Aprender a aprender;

Aprender a ser;

Aprender a fazer;

Aprender a conviver;

Aprender a conhecer;

Aprender a ouvir

Aprender significa adquirir

Conhecimento sobre o negócio;

Habilidade para montar, manter e desenvolver um empreendimento;

Atitude de quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer bem-feito.

Conhecimento sobre o negócio;

Habilidade para montar, manter e desenvolver um empreendimento;

Atitude de quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer bem-feito.

Como age o empreendedor?

Identifica a oportunidade;

Agarrar a oportunidade;

Aproveitar a oportunidade

Oportunidades de Negócios

É quando o processo de empreender inicia.

Para encontrá-las é preciso estar atento ao mercado, seu crescimento, suas carências, suas tendências e diversificação.

Idéia é diferente de oportunidade

Não saber distinguir entre uma idéia e uma oportunidade é uma das grandes causas de insucesso.

Oportunidade de Negócios x Idéia

As oportunidades de negócios se diferenciam das idéias no sentido em que oferecem a possibilidade de ocupar um nicho de mercado.

Elas preenchem espaços desocupados até então.

Fontes de idéias

Negócios existentes

Franquias e patentes

Feiras e exposições

Licenças e patentes

O empreendedor é alguém muito criativo, que consegue ver coisas onde os outros nada vêem: as oportunidades.

O empreendedor é alguém capaz de definir algo a partir do nada, do indefinido

Não fui procurar emprego, fui procurar clientes” Dilma Abidias

Desempregada, ela decidiu vender salgadinhos na praia. Após um dia cansativo, sem vender nada, sentou-se na areia e ficou OBSERVANDO o movimento.

Descobriu que as mães têm a obsessão de lavar as mãos sujas das crianças antes que comam alguma coisa.

Começou então a carregar um isopor com água potável. Depois ampliou seus negócios.

No posto 9 de Ipanema começou a alugar óculos escuros e bronzeadores.

PERCEBEU que os pais separados não lembravam do protetor para os filhos.

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