Comportamento empreendedor
• Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento técnico de gestão quanto se imaginava até pouco tempo atrás.
• As coisas podem ficar melhores
– Um empreendedor deve acreditar que o modelo atual pode ser melhorado
– Ele compreende que não será nada fácil traduzir esta frase em resultados e por isso, é a primeira pessoa a aceitar o desafio de mudar
– É a primeira pessoa a se responsabilizar caso algo falhe em toda a trajetória do empreendimento
– Empreendedores gostam de mudanças.
• A arte de ver mais longe e evoluir com erros
– Através de mudanças, se obtém experiências e estas, traduzem-se em ciência, que por sua vez é utilizada para fins evolutivos
– Logo não parece ser apenas um golpe de sorte, quando observamos elevado know how de empreendedores em ambientes de negócios
– Quando há evolução, há melhora. Definitivamente, empreendedores são pessoas que não apreciam situações de normalidade ou mediocridade
– Empreendedores são antes de tudo, pessoas que tem a capacidade de enxergar o invisível. A isso, intitula-se a famosa máxima: Empreendedores possuem visão.
• Empreendedores adoram não como resposta
– Inovações em corporações e corporações com inovações, surgem em sua maioria das vezes, em momentos de necessidade
– Momentos de necessidade demandam grandes soluções, que por sua vez, demandam grandes idealizadores
– Para qualquer solução necessária, exigi-se riscos e tentativas. Riscos e tentativas costumam estar presentes em ambientes dinâmicos e hostis
• Empreendedores adoram não como resposta
– Em resumo, alguém precisa ter "estrutura" profissional e emocional para ir em direção contrária do fluxo praticado
– Em primeira instância e, em 99% das vezes, o primeiro feedback solicitado trará péssimos incentivos. "Não, isto não vai dar certo".
– Empreendedores adoram não como resposta, eles seguem adiante exaurindo possibilidades e visionando o por vir.
Processos que envolvem fatores críticos
• Aprender a aprender;
• Aprender a ser;
• Aprender a fazer;
• Aprender a conviver;
• Aprender a conhecer;
• Aprender a ouvir
Aprender significa adquirir
• Conhecimento sobre o negócio;
• Habilidade para montar, manter e desenvolver um empreendimento;
• Atitude de quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer bem-feito.
• Conhecimento sobre o negócio;
• Habilidade para montar, manter e desenvolver um empreendimento;
• Atitude de quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer bem-feito.
Como age o empreendedor?
• Identifica a oportunidade;
• Agarrar a oportunidade;
• Aproveitar a oportunidade
Oportunidades de Negócios
– É quando o processo de empreender inicia.
– Para encontrá-las é preciso estar atento ao mercado, seu crescimento, suas carências, suas tendências e diversificação.
Idéia é diferente de oportunidade
• Não saber distinguir entre uma idéia e uma oportunidade é uma das grandes causas de insucesso.
Oportunidade de Negócios x Idéia
• As oportunidades de negócios se diferenciam das idéias no sentido em que oferecem a possibilidade de ocupar um nicho de mercado.
• Elas preenchem espaços desocupados até então.
Fontes de idéias
• Negócios existentes
• Franquias e patentes
• Feiras e exposições
• Licenças e patentes
O empreendedor é alguém muito criativo, que consegue ver coisas onde os outros nada vêem: as oportunidades.
O empreendedor é alguém capaz de definir algo a partir do nada, do indefinido
Não fui procurar emprego, fui procurar clientes” Dilma Abidias
Desempregada, ela decidiu vender salgadinhos na praia. Após um dia cansativo, sem vender nada, sentou-se na areia e ficou OBSERVANDO o movimento.
Descobriu que as mães têm a obsessão de lavar as mãos sujas das crianças antes que comam alguma coisa.
Começou então a carregar um isopor com água potável. Depois ampliou seus negócios.
No posto 9 de Ipanema começou a alugar óculos escuros e bronzeadores.
PERCEBEU que os pais separados não lembravam do protetor para os filhos.
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