sábado, 20 de agosto de 2011

Texto 2 para leitura

Um novo negócio não deve ser uma aventura

A abertura de uma empresa sempre estará sujeita a inúmeros riscos, e a chance do negócio fracassar é muito alta. Será que isso é verdade, ou não? É claro que, em se tratando de negócios, o fator risco sempre estará presente. No entanto, tomar a frase ao pé da letra pode fazer parecer que o sucesso de um novo empreendimento seja obra do acaso. E não é.

Muitas pequenas empresas de sucesso têm conseguido bons resultados por causa de uma combinação simples de entender e que na prática representa uma grande percepção e determinação do empreendedor no momento de planejar o futuro negócio. Mas que combinação é essa? Pois bem, esses resultados positivos são frutos de um negócio que foi montado para atender às necessidades do seu público de uma forma coerente. Isso mesmo, esse negócio está explorando uma oportunidade através da oferta de produtos ou serviços adequados ao seu público, em termos de preços, entrega ou distribuição, ambiente, atendimento, qualidade etc.

Vamos detalhar um pouco mais alguns fatores que estão inseridos nesse conceito: uma oportunidade de negócio acontece quando a oferta de uma idéia encontra-se com a necessidade de alguém disposto a pagar por ela. Portanto, antes de tudo, o empreendedor deve estar convencido de que está identificando uma oportunidade de negócio. Para este convencimento, deve procurar caracterizar a oportunidade através de uma imersão no mercado e nas características do tipo de negócio que ele pretende desenvolver.

O exemplo de uma soverteria

Um empreendedor teve a idéia de montar uma sorveteria em uma cidade do interior de São Paulo, principalmente porque percebeu que os dias de calor eram cada vez mais constantes, e que ele próprio gostava muito de um bom sorvete. Todavia, sabendo que seu sentimento pessoal não era suficiente para caracterizar a oportunidade, procurou, primeiramente, identificar na cidade os locais nos quais estavam localizadas as principais sorveterias.

Para conseguir essas informações procurou diversas fontes e descobriu que em um bairro de grande densidade populacional e poder aquisitivo médio, não havia nenhuma sorveteria. Imaginou então que talvez fosse menos arriscado iniciar um novo negócio distante de concorrentes. Decidiu, então, concentrar sua ação de levantamento de informações do bairro.

Todos os dias, ele se dirigia para lá e passava algum tempo observando as pessoas, seus hábitos e conversando com algum morador. Em uma dessas conversas, conheceu um líder de uma associação de moradores, que facilitou o acesso do empreendedor a uma reunião, na qual pôde até distribuir um questionário de perguntas sobre a opinião das pessoas em relação ao negócio. O resultado: ele se convenceu de que sua idéia inicial significava um negócio em potencial. Podia então abrir a empresa? Não, ele sabia também que deveria verificar a viabilidade do negócio e que mesmo uma boa oportunidade pode não ser viável.

Viabilidade do negócio

A verificação da viabilidade do negócio auxilia o empreendedor na identificação de algumas importantes informações, como o prazo de retorno do investimento, o lucro, o investimento a ser feito, o processo a ser desenvolvido, entre outras. Para isso, o empreendedor procurou, entre várias atividades, conhecer negócios similares já em funcionamento.

Fez um curso de sorveteiro, conversou com fornecedores, levantou preços de matérias-primas e equipamentos, detalhou o perfil de seu público, fez simulações financeiras e também um projeto de uma sorveteria que seria a cara do bairro, sendo decorada com fotografias do início da construção da cidade e do local. Com todas essas informações, ele desenvolveu o planejamento do futuro negócio e pôde verificar que apresentava boas chances de dar certo. Além disso, percebeu que gostava do tipo do negócio, o que é muito importante no momento de se abrir uma empresa.

Este empreendedor conseguiu combinar a oportunidade identificada com a coerência do negócio em relação a esta oportunidade. E, é claro, estará iniciando a atividade com muito mais consciência e com menos riscos do que teria se fosse diretamente para a prática. Assim, sempre que tiver uma idéia de negócio, pergunte-se, antes de tudo: estou realmente convencido de que se trata de uma oportunidade? Este é o primeiro passo de uma caminhada que poderá levar ao sucesso no mundo empresarial.

Fonte: http://www.sebraesp.com.br/PortalSebraeSP/Biblioteca/Setores/Multissetorial/Paginas/negocio_aventura.aspx?publicoAlvo=QueroAbrir

Nenhum comentário:

Postar um comentário