Por que os novos empreendedores estão mais propensos ao fracasso?
Imagine uma disputa de cara ou coroa em que você tenha apenas R$ 1,00 contra um adversário com R$ 128,00, e que a regra do jogo é que o valor de cada aposta seja igual ao valor possuído por quem tiver menos dinheiro.
Dentro deste contexto, a situação do seu oponente é muito confortável, pois ele não corre o risco de perder tudo logo de cara.
E olha que jogo ingrato: quando se joga uma única vez, a porcentagem de ganho é de 50% para cada jogador, pois ou dá cara ou coroa. Mas quando se joga duas vezes a moeda, o quadro piora, pois passa a haver quatro possibilidades de acontecimentos: sai cara nas duas vezes, sai coroa nas duas, sai cara na primeira vez e coroa na segunda ou sai coroa na primeira e cara na segunda.
Note que com duas moedas há quatro possibilidades de acontecimentos, e que a sua chance de acertar as duas em sequência é de uma em quatro, ou seja, 25%. Logo, o jogador com mais recursos joga com 75% de chance de levar todo o seu dinheiro já na segunda rodada.
A cada rodada a mais, sua chance cai pela metade, enquanto a do seu adversário dobra. Você só jogará com vantagem na oitava rodada. Até a sétima rodada, qualquer fracasso significa perder tudo, e sua chance de ganhar as sete vezes seguidas é de 0,75%, ficando seu adversário com chance de 99,25% de ganhar. Ou seja, 0,75% é a chance do seu adversário perder.
As chances do novo empreendedor
Coloque-se agora no lugar de um empreendedor de primeiro empreendimento, cujos recursos financeiros normalmente são o mínimo necessário para abrir as portas, sem contar com a falta de conhecimento de temas como finanças, marketing e logística, entre outros. Alie-se a isto um ambiente com vários concorrentes, alguns deles já com vários anos no mercado e com ótima reputação junto à clientela.
Quer dizer então que os novos empreendedores não têm nenhuma chance?
Não é bem assim. O que queremos dizer é que antes de se estabelecer, você deve analisar bem o mercado no qual pretende atuar, saber quem é seu cliente, quais os seus desejos, onde ele está e levantar qual o local ideal para que seu cliente venha até o seu estabelecimento. Você deve procurar selecionar bem seus fornecedores. É importante verificar se os preços que você vai praticar e o volume que venderá serão suficientes para pagar sua estrutura de custos e despesas fixas, recuperar o dinheiro investido e ainda gerar lucro.
Podemos dizer que buscar conhecimento é como trocar a disputa de cara ou coroa por um jogo que você conheça bem. Se você e seu adversário conhecem bem o jogo de xadrez, a sua situação se modifica e muito, não acaba com o risco, mas a chance de não haver perdedor passa a ser uma realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário